É possível uma loja online carregar em apenas um segundo?

Loja Virtual Rápida

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Não só é possível uma loja online carregar em 1 segundo, como também é possível alcançar excelente resultado no Google Lighthouse e o Google Core Web Vitals.

Alcançar excelente velocidade do site ou lojas virtuais, é um grande desafio. Em geral, carregam diversos recursos “pesados” que impactam muito o tempo de carregamento de uma página de e-commerce.

Neste artigo apresentaremos uma loja virtual que preparamos para ser um exemplo de tempo de carregamento.

Detalhes sobre a loja virtual

Para o desenvolvimento, utilizamos o WooCommerce, a plataforma mais utilizada no mundo para e-commerce.

No Brasil o WooCommerce ocupa a segunda ou terceira posição, dentre as plataformas disponíveis, e vem aumentando progressivamente a sua participação no mercado.

O que destaca esta plataforma de todas as outras, é o fato de ser altamente flexível e permitir a otimização de elementos de grande importância para aumentar a velocidade de carregamento.

Trata-se de uma loja protótipo

Esta loja que apresentaremos foi criada para testarmos a velocidade de carregamento aplicando as melhores práticas.

Isso significa que não é uma loja que está efetivamente em operação vendendo produtos.

Mas, possui todas as funcionalidades de e-commerce

Apesar de ser uma loja para teste, ela possui todas as funcionalidades essenciais de e-commerce.

É possível conferir esta loja ao vivo, acessando este link.

Além disso, você pode conferir um case real de um de nossos clientes, onde mostramos o alto desempenho de um site com WooCommerce e ainda um sistema de agendamento online.

Testes de velocidade para a loja online

Realizamos os testes de velocidade utilizando a ferramenta GTMetrix.

Muito provavelmente a melhor ferramenta para teste de velocidade disponível atualmente.

Dentre suas funcionalidades podemos destacar:

  1. É possível escolher um servidor de teste no Brasil (São Paulo). Isso permite ter testes mais próximos de usuários reais de um negócio, cujos principais clientes estão no Brasil.
  2. O GTMetrix utiliza nos testes a metodologia do Google Lighthouse.
  3. Apresenta ainda métricas do Google Core Web Vitals, que será utilizado a partir de maio de 2021, como um dos fatores de rankeamento na pesquisa do Google.

O melhor resultado para o Google Lighthouse e Web Vitals

Todos os testes de velocidade sofrem variações de um para outro.

Realizamos dez testes para escrever este artigo e abaixo apresentamos o melhor resultado alcançado.

Loja Online Carrega em 1 segundo

Os resultados são impressionantes!

Em “performance” podemos visualizar o resultado geral do Google Lighthouse. A loja atingiu 99% de avaliação.

A avaliação do Web Vitals também foi excelente:

O LCP (Largest Contentful Paint) ocorreu em apenas 0,8 segundo: esta métrica mede o tempo em que o conteúdo principal (imagens, textos etc.)

Uma pontuação praticamente perfeita e muito superior a outras lojas virtuais, ou mesmo websites comuns.

Abaixo, é possível visualizar outras informações importantes sobre a velocidade da loja online.

Loja Online Rápida

Como pode ser observado no gráfico acima, também 0,8 segundo a loja estava interativa para o usuário (Time to Interactive). Ou seja, neste momento o usuário já consegue clicar em botões, menus, em suma, navegador normalmente pela loja.

Em 0,8 segundo ocorreu também o carregamento completo da página (Fully Loaded Time).

O tempo de carregamento dessa loja é realmente excelente, muito acima da média.

Mas, pode ser que você tenha dúvidas se este teste apresentado é um ponto fora da curva, ou representa adequadamente a velocidade real dessa nossa loja.

Para esclarecer este ponto, compartilhamos abaixo os resultados dos 10 testes realizados.

Como este tempo de carregamento foi alcançado?

São muitos os fatores necessários para alcançar este tempo de carregamento, principalmente em lojas virtuais.

Nós otimizamos esta loja com diversas técnicas de otimização para a velocidade, dentre elas podemos destacar as seguintes:

  • Utilizamos hospedagem (servidor) de qualidade localizado em São Paulo;
  • Otimização agressiva das imagens para diminuir o tamanho em KB. Otimizar imagens é um processo fundamental.
  • Seleção minuciosa das fontes (letras) utilizadas na loja;
  • Ampla otimização dos códigos de programação;
  • Desativação de todos os recursos não necessários para o carregamento de cada página;
  • Utilização de técnicas de pré carregamento dos recursos mais importantes para o carregamento.

Em suma, é possível fazer uma loja carregar em 1 segundo, com técnicas corretas e dedicação.

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